Portal da Transparência


Perguntas Frequentes


É a Lei de Acesso à Informação. Criada em 2011, possui o intuito de garantir e permitir a qualquer cidadão, o acesso aos dados e informações referentes aos entes federativos, nos níveis federal, estadual e municipal.


É a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou ainda, Lei Complementar n° 101, que foi sancionada em 2000 com o objetivo de estabelecer normas e responsabilidades aos gestores públicos no uso do erário.


É um conjunto de informações em formato não proprietário e estruturado, que pode ser obtido livremente, dando a possibilidade de o cidadão ter uma fonte de dados mais transparente.
Para obtê-los, basta que o usuário clique em "Dados Abertos", onde poderá acessar todos os relatórios disponibilizados por este portal.


A Secretaria de Finanças/Departamento de Contabilidade e Secretaria Municipal de Assistência estão alocados temporariamente no Espaço da Arte, Rua Marco Aurélio, 2652 - Bairro João Paulo.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está na "Antiga Nidera", próximo a UFFS, Jardim Primavera.
As demais Secretarias estão localizadas na Casa Da Cultura, Rua Sargento Ramiro da Silva, S/N - Centro Cívico.


Você pode registrar sua manifestação diretamente na seção “Ouvidoria” do site link: https://realeza.pr.gov.br/acesso-rapido/ouvidorias
Ou presencialmente na Prefeitura, atualmente situada Rua Sargento Ramiro da Silva, S/N - Centro Cívico.


Utilize o canal e-SIC disponível no site da Prefeitura, link: https://realeza.pr.gov.br/esic/esic
Basta preencher o formulário com os dados solicitados e enviar sua solicitação.


O IPTU pode ser consultado e emitido pelo site oficial na seção “Tributos”. Basta informar o número de inscrição do imóvel ou CPF/CNPJ do Proprietário. Link: http://realezaprscp.equiplano.com.br:7474/contribuinte/#/stmIptu2Via/iptuSegundaVia
Maiores informações no Departamento de Tributação


Sim. Os parcelamentos podem ser feitos junto ao Departamento de Tributação, observadas as regras vigentes. Consulte os programas de regularização tributária disponíveis.


Aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência podem ter direito, desde que preencham os requisitos da legislação. Consulte a lei municipal ou vá até o setor de tributação para mais detalhes.


Os agendamentos são realizados diretamente nas unidades básicas de saúde (UBS). Em casos de especialidades, o encaminhamento é feito após avaliação do médico da UBS.


A escala de atendimento dos profissionais está disponível na seção “Saúde” do site da Prefeitura ou afixada em cada unidade.


As matrículas devem ser feitas na escola mais próxima da residência do aluno, respeitando o calendário divulgado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação.


Sim. O município mantém lista de espera para vagas em creches. Consulte a relação na seção “Educação” do portal ou diretamente com a secretaria.


Você pode registrar sua solicitação pelos sistemas do GEO CIDADÂO ou E-Processos, através dos link: https://realeza.pr.gov.br/acesso-rapido/protocolo


Acesse a seção “Concursos Públicos” no site. Lá constam editais, cronogramas, resultados e convocações.


As informações estão disponíveis na seção “Pessoal” do Portal da Transparência, com os nomes, cargos e salários dos servidores ativos, inativos e comissionados.